sexta-feira, 30 de outubro de 2026

A crise da democracia brasileira vai além das urnas

Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

Entre desigualdades, disputas de poder e ataques à legitimidade eleitoral, a crise brasileira expõe os limites da representação e os desafios do controle democrático.

Instituições em funcionamento não bastam para garantir representação legítima. A distância entre cidadãos e poder exige olhar para as escolhas das elites, as desigualdades sociais e os limites dos próprios órgãos de controle.

A crise da democracia brasileira não se resume à corrupção, à instabilidade dos governos ou à insatisfação com os serviços públicos. Esses problemas ganham outra dimensão quando passam a corroer a legitimidade da representação, a aceitação dos resultados eleitorais e a capacidade de resolver conflitos sem excluir adversários da disputa pelo poder.

Uma democracia pode conservar suas instituições e, ainda assim, perder parte de sua substância. Eleições, votações parlamentares e decisões judiciais não asseguram, isoladamente, que os cidadãos tenham suas demandas consideradas ou reconheçam as regras como legítimas. A questão central é a representação: quem consegue influenciar as decisões, quais interesses encontram espaço e como o exercício do poder pode ser fiscalizado.

Compreender essa crise exige conectar três dimensões frequentemente analisadas de maneira separada: o funcionamento das instituições, as estratégias das elites e a relação dos cidadãos com a política. Nenhuma delas oferece, sozinha, uma explicação suficiente.

O sistema não explica tudo

Uma interpretação recorrente atribui as dificuldades brasileiras ao presidencialismo de coalizão. Nesse diagnóstico, a combinação entre um presidente eleito diretamente e um Congresso fragmentado obrigaria o Executivo a construir alianças heterogêneas, elevando os custos da negociação e comprometendo a capacidade de governar.

O problema aparece quando essa descrição se transforma em sentença: se o sistema depende de acordos, estaria necessariamente condenado à paralisia ou à corrupção.

Os cientistas políticos Fernando Limongi e Argelina Figueiredo contestam esse salto. Seus estudos destacam mecanismos que permitem organizar maiorias, como os poderes de agenda do Executivo, a centralização dos trabalhos legislativos e a atuação das lideranças partidárias. Os partidos aliados também participam da formulação das políticas e assumem custos pelo desempenho do governo. Negociar, portanto, não equivale, por definição, a corromper.

A distinção é decisiva. O fato de uma crise ocorrer sob determinado modelo institucional não prova que tenha sido produzida inevitavelmente por ele. É preciso explicar por que o mesmo arranjo permitiu cooperação em alguns períodos e ruptura em outros.

Na análise da crise do segundo governo Dilma Rousseff, por exemplo, Limongi e Figueiredo destacam a necessidade de considerar a deterioração econômica, a radicalização da oposição e a atuação de Eduardo Cunha. O foco deixa de ser uma suposta inviabilidade permanente do sistema e passa a incluir as escolhas dos atores em uma conjuntura específica.

Isso não torna as regras irrelevantes. Instituições distribuem recursos, estabelecem procedimentos e delimitam possibilidades de ação. Mudanças no controle do orçamento, nos mecanismos de responsabilização e na atuação do sistema de justiça também alteram o equilíbrio entre os poderes.

A pergunta, assim, não é apenas se o governo consegue aprovar sua agenda. É quem participa dessa agenda, quais interesses prevalecem e a quem os responsáveis pelas decisões precisam prestar contas. Governabilidade e legitimidade democrática se relacionam, mas não são a mesma coisa.

O voto não elimina a desigualdade de influência

A igualdade diante das urnas convive com profundas diferenças na capacidade de influenciar o Estado. O direito de votar não distribui igualmente os recursos para financiar candidaturas, acessar autoridades, organizar interesses ou ocupar o debate público.

Essa distância ajuda a compreender por que instituições formalmente abertas podem ser percebidas como socialmente fechadas. Quando determinados grupos encontram acesso recorrente às decisões, enquanto outros acumulam demandas sem resposta, o problema não é apenas a dificuldade de governar. É também a seletividade de um governo que decide, mas não responde de maneira equilibrada à sociedade.

A relação dos brasileiros com a democracia precisa ser examinada nesse contexto. Não basta atribuir a desconfiança a uma suposta cultura nacional, permanente e homogênea, incompatível com o regime democrático.

Marcello Baquero e Rodrigo Stumpf González trabalham com o conceito de “democracia inercial” para discutir o descompasso entre mudanças econômicas, funcionamento institucional e consolidação de valores democráticos. A análise dos autores, baseada em dados eleitorais de 2002 a 2014, indica que um período de desempenho econômico favorável não assegurou vínculos democráticos mais sólidos.

O crescimento pode melhorar condições de vida sem produzir, automaticamente, confiança nas instituições. Da mesma forma, o aperfeiçoamento das regras não garante que os cidadãos se reconheçam nos resultados da política.

Mas desconfiança, insatisfação e rejeição à democracia não são sinônimos. Um cidadão pode criticar partidos e parlamentares justamente porque deseja mais participação, transparência e capacidade de resposta. No sentido inverso, alguém pode defender a democracia em termos abstratos e tolerar medidas que restrinjam direitos ou dificultem a alternância no poder.

A questão decisiva é como o descontentamento encontra expressão. Ele pode alimentar reivindicações de inclusão ou ser mobilizado por lideranças que apresentam toda derrota eleitoral e toda decisão desfavorável como prova de que o sistema é ilegítimo. Não existe uma passagem automática da frustração ao autoritarismo: entre uma coisa e outra estão organizações, discursos e escolhas políticas.

Quem controla os controladores?

A crise da representação também exige examinar instituições que não dependem diretamente do voto. Judiciário, Ministério Público, tribunais de contas e órgãos de fiscalização não estão fora da política no sentido amplo: suas decisões integram a distribuição do poder.

Essas instituições podem proteger direitos, fiscalizar governantes e conter iniciativas autoritárias. Isso não dispensa o exame de suas próprias práticas, da concentração de prerrogativas e das condições em que seus integrantes prestam contas.

O debate precisa escapar de duas simplificações. A primeira presume que todo aumento do poder de fiscalização fortalece a democracia. A segunda trata qualquer intervenção de uma instituição não eleita como usurpação da vontade popular.

O critério não pode ser apenas a identidade de quem decide. É necessário observar os procedimentos, a publicidade das razões, o respeito aos direitos e a possibilidade de responsabilização.

Nos tribunais de contas, por exemplo, conhecer as competências legais é apenas parte da análise. Também importa investigar as trajetórias dos dirigentes, as formas de acesso aos cargos e as relações que sustentam sua atuação. A autonomia necessária à fiscalização não pode significar ausência de controle sobre quem fiscaliza.

Prestar contas envolve informar, justificar decisões e estar sujeito a consequências por irregularidades. A oposição abstrata entre “política” e “técnica” pouco esclarece esse problema. A pergunta democrática é como limitar o poder, qualquer que seja a instituição que o exerça.

As redes mudam a mediação, não a eliminam

As transformações da comunicação aproximam as estratégias das elites das percepções dos cidadãos. As plataformas digitais ampliam possibilidades de expressão e mobilização, mas também podem favorecer a circulação de desinformação e narrativas de desqualificação generalizada da política.

A promessa de uma relação direta entre liderança e povo esconde uma contradição. Essa comunicação depende de empresas privadas que organizam a visibilidade dos conteúdos. A mediação não desaparece. Parte dela se desloca para plataformas cujas regras também precisam ser examinadas.

O risco democrático aumenta quando a comunicação direta serve para apresentar partidos, imprensa e instituições de controle como obstáculos ilegítimos à vontade popular. Criticar essas instituições faz parte da democracia. Afirmar que apenas uma liderança representa o povo, retirando legitimidade de todos os seus adversários, ameaça as condições da própria disputa.

Também é preciso distinguir conflito de erosão democrática. Divergências intensas sobre direitos, orçamento e projetos de sociedade não constituem uma doença do regime. A democracia existe para processá-las.

O limite é ultrapassado quando a vitória do adversário deixa de ser reconhecida como possibilidade legítima. Como destacam Steven Levitsky e Daniel Ziblatt, o enfraquecimento democrático pode ser conduzido por lideranças eleitas que utilizam instrumentos institucionais para reduzir controles, liberdades e competição.

Uma democracia capaz de acolher o conflito

As dimensões da crise se reforçam, mas não determinam um desfecho inevitável. Desigualdades e demandas sem resposta podem gerar frustração; lideranças podem transformar essa frustração em rejeição às regras; redes de comunicação podem ampliar esse discurso; e posições de poder podem fornecer os meios para restringir a contestação.

Essa sequência também pode ser interrompida por instituições mais responsivas, fiscalização efetiva e mobilização democrática.

Enfrentar a crise, portanto, exige mais do que substituir governantes ou restaurar maiorias parlamentares. Requer preservar direitos e competição, tornar o poder controlável e ampliar a capacidade da representação de acolher demandas e conflitos sociais.

A democracia não se fortalece pela eliminação da desconfiança ou do dissenso. Fortalece-se quando a crítica pode produzir mudanças sem suprimir a legitimidade do adversário e o direito de disputar o poder.

Nenhum comentário: